quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chivas surpreende Universidade do Chile e 'coloca' brasileiro no Mundial

O Chivas não se intimidou diante do lotado estádio Nacional e 'calou' a torcida do Universidade do Chile nesta terça-feira. Após empate por 1 a 1 no Azteca, o time mexicano pareceu jogar em casa na cidade de Santiago e venceu o segundo confronto das semifinais da Libertadores pelo placar de 2 a 0, garantindo uma vaga inédita na final da competição. Sorte dos brasileiros Internacional e São Paulo, que podem carimbar na próxima quinta-feira uma vaga para o Mundial Interclubes de 2010.
Como as equipes mexicanas não jogam o Mundial em caso de conquista da Libertadores (e sim se vencerem a Liga da Concacaf), o time brasileiro que avançar na outra semifinal já estará garantido na competição que será disputada no final do ano, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O segundo confronto entre Inter e São Paulo acontece no estádio do Morumbi, na quinta-feira, após vitória da equipe gaúcha por 1 a 0 no Beira-Rio.

Outro time brasileiro que comemora a eliminação do Universidade do Chile é o Cruzeiro, que terá o meia Montillo duas semanas antes do previsto. Por duas vezes em sua história, a equipe de Guadalajara havia sido eliminada nas semifinais da Libertadores, ambas contra brasileiros (2005 diante do Atlético-PR e 2006 contra o São Paulo). Agora, na inédita decisão, pode se vingar do time paulista caso este avance para a final.

Logo no primeiro minuto de jogo, o time do Universidade do Chile assustou seus torcedores ao sair jogando errado e dar um presente ao atacante Omar Bravo, que concluiu de quase da pequena área, mas pegou mal na bola e mandou para fora. Aos 9min, Fabían arriscou de fora da área e mandou a bola muito perto do gol de Miguel Pinto. Apesar da maior posse de bola, era o Chivas quem chegava com mais perigo.

A equipe mexicana, precisando de pelo menos um gol para mudar a situação da semifinal, não se intimidava com o lotado ‘caldeirão’ do estádio Nacional, que não parava de cantar um minuto sequer. Tanto é que Miguel Pinto voltou a salvar o Universidade nos minutos seguintes em duas oportunidades.

Primeiro, em chute de Bautista de quase da pequena área após belo papel de pivô de Omar Bravo, e depois em finalização cara a cara do próprio Omar Bravo. Porém, na próxima oportunidade, Miguel Pinto – que vinha realizando milagres - não teve a mesma competência e levou um ‘frango’ em chute de longe de Báez. Mas o gol do Chivas não fez com quem o goleiro do Universidade parasse de trabalhar.

Aos 24min, Bautista recebeu longo lançamento pela esquerda (por onde o Chivas aproveitava as falhas defensivas do time chileno), invadiu a área e bateu de canhota para mais uma boa defesa de Miguel Pinto. A pressão do Chivas era grande, mas aos poucos, finalmente, o time do Universidade do Chile começou a acalmar um pouco sua torcida.

O habilidoso meia Montillo (futuro jogador do Cruzeiro) começou a aparecer no jogo e as chances começaram a ser criadas. Foram duas bolas na trave em menos de cinco minutos. Aos 33min, Contreras soltou a bomba após assistência de cabeça e o goleiro Luis Michel conseguiu raspar na bola antes desta explodir no travessão.

Aos 37min, o zagueiro Olarra aproveitou cobrança de escanteio de Montillo e, de cabeça, mandou na trave. O time anfitrião enfim tinha se encontrado na partida após tomar sufoco no início do jogo. Antes ainda do final do primeiro tempo, Luis Michel teve outra excelente intervenção em pancada de Montillo de dentro da área, após bela jogada individual do meia.

No quinto minuto do segundo tempo, em rápido contra-ataque, Omar Bravo deixou Fabián na cara do gol, mas Miguel Pinto voltou a se destacar em mais uma grande defesa. Mas o goleiro do Universidade nada pôde fazer aos 9min; ele até defendeu de forma espetacular uma cabeceada de Mejía, mas no rebote, o mesmo Mejía mandou de primeira para as redes.

A partir daí, precisando de três gols para reverter a situação, restou ao time anfitrião ir com tudo para cima, mas bem postada em campo, a defesa do Chivas conseguiu segurar o resultado de forma brilhante. Apesar da derrota, a torcida do Universidade do Chile deu uma ‘aula’ no estádio Nacional e não parou de apoiar a equipe, durante e até após a partida.

UNIVERSIDADE DO CHILE 0 X 2 CHIVAS

UNIVERSIDADE DO CHILE
Miguel Pinto, Matías Rodríguez, Victorino e Olarra (Vargas); Rojas (Ángel Rojas), Seymour, Iturra, Contreras (Rivarola) e Montillo; Puch e Olivera.
Técnico: Gerardo Pelusso.

CHIVAS
Luis Michel, Mario de Luna, Reynoso, Moran e Ponce; Araújo, Báez, Fabián (Solis) e Mejía; Bautista (Davilla) e Omar Bravo (Vazquez).
Técnico: José Luis Real.

Data: 03/08/2010 (terça-feira)
Local: estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Árbitro: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Omar Bravo, Mejía (Chivas); Olivera (Universidade do Chile)
Gols: Báez, aos 22min do primeiro tempo; Mejía, aos 9min do segundo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário