sexta-feira, 15 de junho de 2018

Semifinal da Copa do Nordeste sem árbitros do nordeste!!!

Árbitros e dirigentes acusam CBF de boicote por conta da ‘Operação Cartola’ na Paraíba
Antônio Dib (foto: Fábio Lima/cidadeverde.com)

A CBF sorteou na ultima quinta-feira (14) os árbitros para duas partidas semifinais da Copa do Nordeste e para dez jogos da 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Nos doze jogos, nenhum árbitro do Nordeste foi escalado, fato que gerou gritaria em todos daquela região, incluindo árbitros e dirigentes.

O gaúcho Anderson Daronco comanda Sampaio Correa e ABC-RN na próxima terça-feira (19) no Castelão, no Maranhão. Já Ricardo Marques Ribeiro de Minas Gerais apita Ceará e Bahia, na quinta (21), na Arena Castelão, em Fortaleza-CE.

Escala semifinal Copa do Nordeste 2018 - Foto reprodução CBF

Em um primeiro momento houve a informação que o boicote seria por conta de veto dos clubes, mas foi desmentido pela equipe do Ceará que divulgou não ter vetado nenhum árbitro para seu jogo contra o Bahia.

Após estas informações, alguns árbitros e dirigentes estão dizendo nas redes sociais que o boicote da CBF para com os profissionais daquela região é por conta dos problemas com os árbitros da Paraíba que estão afastados das escalas da entidade devido as investigações da ‘Operação Cartola’.

Procurada, a comissão de arbitragem da CBF informou que os árbitros que estão disponíveis estão sendo escalados normalmente e que não vai comentar sobre os critérios das escalas.

Nota do Blog

Primeiramente quero deixar bem claro que entendo que a Copa do Nordeste deveria ser arbitrada exclusivamente por árbitros do nordeste, independentemente das qualidades técnicas, até mesmo porque o nível dos clubes se equipara a da arbitragem local. Mas lamentavelmente, por diversos motivos, não é o que ocorre.

Antonio Magno Lima Cordeiro (Foto: JL Rosa)

Por outro lado, observando as possibilidades de escalas, os clubes envolvidos na decisão, as recentes denúncias envolvendo três estados da região e o histórico anterior de problemas judiciais entre clubes e árbitros e sendo bem pratico, faltam opções à comissão de arbitragem da CBF.

Abaixo os fatos que me levaram a essa conclusão.

A CNA não tem a disposição os árbitros de Alagoas, Paraíba e Sergipe, pelos motivos que todos conhecem, ou seja, investigação da operação Cartola. Árbitros do Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia estão fora por clubes do estado estar envolvidos na decisão. Por exclusão sobram os apitadores de Pernambuco e Piaui.

Da redação: Isso se não for levado em consideração o processo que o árbitro Péricles Bassols, do Rio de Janeiro, que atua por Pernambuco, tem contra o presidente do Ceará.

Cada árbitro, cada dirigente, tem seus argumentos, uns bairristas, outros raivosos e sem autocritica, mas friamente analisando, a arbitragem e não é só a nordestina, passa por uma crise profunda, principalmente de valores, de mão de obra qualificada.

Esse cenário não tende a mudar na região enquanto dirigentes retrógrados estiverem no poder e enquanto os árbitros e seus lideres sindicais aceitarem tudo caladamente, especialmente a importação de árbitros de outros estados para os jogos mais importantes e finais dos regionais. Sem apitar esses jogos importantes, árbitros não são revelados e consequentemente não se firmam no cenário nacional.

Investigado na 'Operação Cartola', Francisco Carlos do Nascimento apitou a final de 2017 

Na verdade nem tem do que reclamar, pois as finais da maioria dos estaduais foram arbitradas por árbitros do centro-oeste-sul do país e nada mais justo que o campeonato mais importante da região, a Copa do Nordeste, também o seja!

Querem árbitros da região apitando os principais jogos, então invistam, revelem, escalem seus árbitros nos principais jogos do estado e aí terão o que cobrar. Fora isso é choro de incompetentes sem argumentos!
Fonte: http://marcalneles.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário