sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Brasileira viaja e vira voluntária no Mundial da Tailândia!!!


Arquivo pessoal

Ao centro, Sthefânia mostra que já fez novas amizades na competição
Korat (TAI) - Participar diretamente de uma Copa do Mundo, seja ela em que modalidade esportiva for, é uma experiência que muitos sonham em ter na vida. Para ter esta oportunidade, alguns deixam de lado o comodismo do lar e se aventuram em busca de crescimento profissional e pessoal. Foi com este intuito que a brasileira Sthefânia Lacerda resolveu iniciar uma jornada voluntária, ainda em 2008, e não conseguiu parar mais.

Na competição de Futsal realizada em Brasília, Sthephânia resolveu arriscar e se candidatou para os trabalhos durante a competição. Deu certo, e a experiência foi tão diferente para a brasileira que ela seguiu em frente, inclusive 'migrando' para os gramados. 

"Tive a oportunidade de ser voluntária na cidade de Brasília durante o Mundial de Futsal no Brasil, em 2008, e simplesmente adorei a experiência. Também fui voluntária no Mundial de Futebol na África do Sul e na Eurocopa, na Polônia. Não conseguia pensar na ideia de não estar na Tailândia. Só de imaginar em novamente presenciar um Mundial de Futsal era maravilhoso pra mim. A cada novo evento tenho a certeza de estar trilhando e buscando meu espaço profissional", afirma Sthefânia. 

Tem parte ruim?

Mas não é tão simples lidar com culturas e países diferentes. A brasileira explica que, no caso da Tailândia, a dificuldade de entender o povo local está sendo o grande desafio da jornada. Porém, ela afirma que os tailandeses se esforçam para deixar tudo mais fácil. 

"Sempre nesses eventos internacionais você se depara com o idioma local, e aqui não foi diferente. Como esta é minha primeira experiência na Ásia, eu não tinha nenhuma familiaridade com a língua. Neste caso em particular o tailandês padrão. Mas a cada dia você vai assimilando mais e aprendendo novas palavras. Não tenho do que reclamar, o povo tailandês é bem receptivo e paciente com os estrangeiros", pontua.

Eu também quero!

Se você se interessou em trihar uma carreira como a da Sthefânia, a brasileira não esconde o jogo e dá dicas para os iniciantes. Além da vontade, é preciso muito esforço e aprendizado para se acostumar com as dificuldades encontradas durante a carreira. 

"O fato de cada evento acontecer em locais distintos, e em cada local ter sua linguagem própria, é sempre bom saber um idioma ou mais, além do falado em nosso país. Isso ajuda demais. Olha, o inglês hoje já não é mais diferencial, é essencial. Seja sempre prestativo, ativo e disposto a ajudar fora da sua área de atuação", diz Sthefânia.

Curiosidades

Distância entre o Brasil e a Tailândia - 17086 quilômetros

Tempo aproximado da viagem - 21 horas e 14 minutos

Comidas típicas tailandesas - Khao Mangal: frango cozido ao vapor acompanhado de gengibre; Larp: prato muito característico feito a base de fígado, porco ou pato e hortaliças; Sukijakithai: uma especialidade thai a base de diversas classes de carne e peixe, empanado em ovo e acompanhados de verduras e massa feita com farinha de arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário