segunda-feira, 11 de julho de 2011

A preparação física da arbitragem - Federação Paulista de Futebol (FPF)!!!

Árbitro necessita de um bom preparo físico para conseguir conduzir da melhor forma a partida, tendo em vista que ele não tem o direito de errar.
O futebol está em uma constante evolução. Quando falamos do passado, podemos dizer que predominava a classe e a habilidade dos atletas, porém se formos analisar atualmente, podemos constatar o quanto a condição física dos atletas ganhou importância dentro da modalidade. Pensando dessa forma, podemos afirmar o quanto o árbitro necessita de um bom preparo físico para conseguir conduzir da melhor forma a partida, tendo em vista que ele não tem o direito de errar.
O árbitro dentro da partida, diferente do atleta de futebol, somente será substituído em raríssimos casos e de contusão grave. Ele se desloca constantemente dentro dos 90 minutos da partida e deve se manter sempre perto do lance, bem posicionado para uma tomada de decisão precisa.
Analisando alguns estudos, um atleta de futebol percorre entre 9 a 12 km por partida, enquanto um árbitro percorre 10 a 12 km em média. Conforme dados obtidos pela Romano e Martins Esportes e Fedato Esportes Ltda., analisando os árbitros do quadro que atuaram na Série A-1 do Campeonato Paulista entre os anos de 2005 e 2010, o número diminuiu em relação aos anos anteriores, que chegaram a apontar até 12 km, devido ao melhor posicionamento dentro da partida.

Um comentário:

  1. A preparação Física é fundamental pra um arbitro, muitos daqui de Santa Cruz não conseguem aguentar nem 20 minutos de jogo imagine 90, alguns tem que rever seus pensamentos!

    ResponderExcluir