sábado, 7 de julho de 2012

CBAt instala dois centros de atletismo no RN!!!


Enfrentar as dificuldades como a falta de apoio, estrutura e incentivos para desenvolver o atletismo nos estados brasileiros foram fatores que motivaram a CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo -, através do Programa Caixa de Apoio a Centros Formadores, a implantar Centros de Desenvolvimento do Atletismo, contribuindo para a mudança do cenário adverso àqueles que desejavam ir adiante. Os centros funcionam em três níveis distintos: alto nível, jovens talentos e descoberta de talentos.
O RN foi contemplado com centros de descoberta de talentos, que tem como principais objetivos proporcionar a prática do atletismo, revelar talentos esportivos e trabalhar os valores inerentes ao desenvolvimento pessoal. Para atingir estes objetivos, a CBAt repassa recursos financeiros para aquisição de equipamentos e materiais esportivos, alimentação, uniforme, transporte para participação em eventos e realiza cursos para os treinadores e campings para os atletas.
Em 2010, face ao trabalho desenvolvido no município de Touros/RN, foi implantado o Centro de Desenvolvimento Jovens Talentos Unidos para Vencer, já que atendia aos critérios estabelecidos pela CBAt. Tem como coordenador e treinador o professor William Silva, que já revelou vários atletas para o RN e para o Brasil.
As ações desenvolvidas no município de Touros hoje são financiadas exclusivamente com os recursos provenientes da CBAt, já que a Prefeitura local não mais investe naquele trabalho.
Atendendo também aos critérios estabelecidos pela CBAt, em 2011, foi implantado em Natal/RN, o Centro de Desenvolvimento Jovens Talentos Carcará. Funciona no IFRN - Instituto Federal do RN - e tem como coordenador Eugênio Pinheiro, ex-atleta e ex-aluno do instituto. As ações desenvolvidas neste centro contam com a parceria do IFRN e com os recursos financeiros provenientes da CBAt.
Em 2012, mais dois municípios estão sendo contemplados, Goianinha/RN e Currais Novos/RN. Goianinha, hoje o município que mais investe no atletismo potiguar, apesar de contar com total apoio da Prefeitura local, atende aos critérios estabelecidos pela CBAt.
Já o município de Currais Novos/RN, que já revelou grandes talentos esportivos, há uns dois anos, apresenta dificuldades em manter o trabalho até então desenvolvido na pista de atletismo naquele município, o que tem causado desestímulo de excelentes profissionais, e, portanto, coube a FNA – Federação Norte-rio-grandense de Atletismo - intervir nesta defesa junto à CBAt e acabou sendo deferido. A FNA já comunicou aos novos beneficiários e aguarda a indicação dos coordenadores destes centros.
Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário