A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) baixou resolução unificando os horários de todos os jogos da nona rodada do Campeonato Estadual, que irão iniciar às 17 horas no próximo domingo. A medida é para evitar que os clubes que lutam pela classificação para semifinal procurem levar vantagem em relação aos demais adversários retardando o início das suas partidas. O presidente da FNF, José Vanildo, deixou claro que a entidade não irá tolerá qualquer tipo de estratégia para retardar o início das partidas, ressaltando que os casos relatados pelos árbitros na súmula, serão encaminhados para julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
A federação também se antecipou para evitar uma manobra que vinha sendo muito utilizada pelos clubes, na busca de tirar proveito de alguma situação imprevista. "Baixamos normas determinando que o time que terá o mando de campo utilize o seu uniforme número um, caso ele não vá usar o seu padrão principal terá de comunicar ao seu adversário com uma antecedência de, no mínimo, 24 horas, a cor do uniforme que vai utilizar no confronto do próximo domingo", salientou o dirigente.
A orientação é para que os árbitros escalados para rodada relatem tudo que ocorrer de estranho, na súmula, para que sejam aplicadas punições exemplares aos clubes infratores. A iminência da realização de um encontro precoce e decisivo entre América x ABC, numa semifinal em Goianinha, não preocupa a Federação Norte-riograndense de Futebol. Segundo José Vanildo essa questão foge a responsabilidade da entidade e está ligada as autoridades de segurança do Estado.
"Não cabe a FNF versar sobre essa situação. Nós iremos seguir a determinação sugerida pela Secretaria de Segurança e do Ministério Público. Iremos apoiar tudo aquilo que ficou estabelecido no Estatuto do Torcedor, que manda garantir aos espectadores segurança e acessibilidade", disse o presidente José Vanildo.
A partida única da semifinal está programa para a próxima quarta-feira a noite, em caso da confirmação do embate entre os dois maiores rivais as autoridades da área de segurança, o Ministério Público e os representantes do Corpo de Bombeiros terão de realizar uma reunião de emergência na segunda-feira, dia 13, no sentido de organizar a estrutura necessária para o clássico.
Outra determinação tomada pela presidência da FNF, foi decretar luto oficial e mandar realizar um minuto de silêncio em todos os jogos da nona rodada do primeiro turno. A medida visa homenagear o auxiliar de arbitragem Clistenis Juny, que faleceu na quarta-feira (dia 8), vítima de acidente automobilístico quando se dirigia para Goianinha, onde iria trabalhar no jogo entre América x Potiguar.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário