terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saiba um pouco sobre a carreira da atleta!!!!

Natural de Santa Cruz, Rio Grande do Norte, mas morando em Natal há mais de 25 anos, Terezinha Mulato é um dos principais nomes do esporte paraolímpico brasileiro. Poucos sabem, mas ela é uma das halterofilistas mais vitoriosas da história desse esporte. Começou sua carreira na natação, chegando a participar de algumas competições regionais e até campeonatos brasileiros.
Dando início à carreira em 1996, pouco mais de um ano depois, logo após um desinteressado teste de levantamento de peso para potenciais atletas, durante o Campeonato Brasileiro de Natação, em Uberlândia, Mulato surpreendeu os treinadores presentes e passou a dedicar-se de forma paralela à natação - que praticou até 2004 - e ao halterofilismo.
Ainda em 1997 e já participando de competições no halterofilismo, a atleta foi destaque nas provas regionais, recebendo sua primeira convocação para a Seleção Brasileira e, para sua surpresa, conquistou o inesperado ouro na primeira participação em campeonatos mundiais, este na Inglaterra.
O ano de1998 foi dedicado a tão sonhada gravidez do primeiro filho, que fez com que só retornasse ao esporte um ano depois.
Em 1999, no que diz ter sido uma das mais difíceis competições de sua vida – pois não estava no peso nem na forma ideal -, em seu retorno às competições internacionais depois de um ano longe dos treinos, Terezinha empatou com sua adversária na disputa pelo ouro no Mundial da Nova Zelândia, e terminou perdendo a primeira colocação pelo critério de desempate usado na modalidade, devido ao fato de estar 0,5kg mais pesada que a rival.
No ano de 2001, no Mundial da Malásia, conquistou o ouro na categoria até 56kg. Em 2003, foi campeã nos Jogos Pan-americanos dos Estados Unidos, competição em que foi a única mulher brasileira classificada na modalidade. Em 2004, por critérios políticos e não esportivos – Terezinha era na época atual campeã brasileira e melhor colocada do País no ranking mundial de sua categoria -, terminou não fazendo parte da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos de Atenas, fato que a fez parar de treinar, chegando a pensar até em abandonar a carreira.
Em 2005, teve seu segundo filho. Um ano depois, recuperada da gravidez, Terezinha, com o apoio de amigos e familiares decidiu transformar a decepção de não participar dos Jogos Olímpicos em motivação e voltou a treinar. Em 2007, foi convocada pela seleção brasileira e venceu os Jogos Pana-mericanos do Rio e Janeiro.
No ano de 2008 conquistou a medalha de bronze no Mundial da Índia; em 2009, mesmo com o ombro machucado, ficou com a prata no mundial da Jordânia; e em 2011, lesionada, decidiu participar do mundial da Malásia, ficando com a 8ª colocação geral.
Terezinha é ainda a atual campeã brasileira da categoria até 60kg, e detém o recorde brasileiro de três categorias: até 52kg, quando conseguiu a marca de 72kg; na categoria até 56kg, com 80kg; e na categoria até 60kg, com a marca de 92,5kg.
Fonte Sadef-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário