quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ex-árbitro Massimo Busacca assume o Departamento de Arbitragem da FIFA!!

13/07/2011 - A Fifa anunciou hoje em seu site a nomeação do suiço Massimo Busacca como novo chefe do Departamento de Arbitragem da entidade. Busacca encerrou a carreira recentemente, tem 42 anos (Bellinzona, 6 de fevereiro de 1969), é casado, fala cinco idiomas (italiano, inglês, francês, alemão e espanhol) e é membro da Task Force Football 2014 da FIFA, presidida por Franz Beckenbauer.

Busacca é empresário e se tornou árbitro internacional em janeiro de 1999. Ele assumira o cargo a partir do dia 1º de agosto de 2011. A indicação faz parte do novo programa da entidade para melhorar a qualidade dos juízes pelo mundo.
Durante os mais de 20 anos de carreira como árbitro, incluindo 12 no cenário internacional, Massimo Busacca apitou duas edições da Copa do Mundo da FIFA, em 2006 onde apitou três partidas: Suécia 2x2 Inglaterra e Espanha 4x0 Ucrânia na 1ª fase e Argentina 2x1 México nas oitavas-de-final. Tambem esteve na Copa de 2010 onde apitou Africa do Sul 0x3 Estados Uruguai na 1ª fase, além da Eurocopa 2008. Ele também comandou a final da Liga dos Campeões da UEFA em 2009 Barcelona e Manchester United, a decisão da Copa da UEFA em 2007 e a Supercopa da UEFA em 2010. Somam-se a isso mais de 250 partidas do Campeonato Suíço.

"Aprendi muito durante os anos que dediquei à arbitragem", afirmou o novo chefe do Departamento de Arbitragem da FIFA. "Agora, pretendo passar esse conhecimento aos meus colegas de profissão para garantir uma arbitragem cada vez melhor e ajudar a prepará-la para o futuro. É um ofício pelo qual sou apaixonado, e um papel que aceitei com grande orgulho e satisfação. Gostaria de agradecer a confiança que a FIFA depositou em mim."

Polêmicas

Busacca se envolveu em dois escândalos em 2009: numa partida da Copa da Suíça fez gestos obscenos para torcedores que o estava provocando e sendo suspenso por três jogos pela Federação Suíça, e por ter urinado em pleno campo de jogo numa partida no Qatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário