sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Rússia 2018 e Catar 2022!!!

Zurique (EFE) - A candidatura da Rússia a sede da Copa do Mundo de 2018 venceu a disputa por maioria absoluta na segunda votação dos membros do Comitê Executivo da Fifa, enquanto o Catar precisou de quatro rodadas para se eleger. De acordo com o sorteio, a primeira a cair foi a Inglaterra, e em seguida a Rússia ganhou por maioria absoluta. Para obter a maioria absoluta, era preciso mais da metade dos votos dos 22 eleitores, ou seja, um mínimo de 12.

Em caso de nenhuma candidatura obter 50% mais um na primeira votação, o procedimento previsto era o de eliminar o aspirante com menos votos, para a partir de então iniciar um novo processo eleitoral. A Fifa informou posteriormente que na primeira rodada, houve dois votos para a Inglaterra - que acabou sendo eliminada -, quatro para a candidatura conjunta de Holanda e Bélgtica, sete para Espanha-Portugal sete e nove para a Rússia. Na segunda, Holanda e Bélgica receberam dois votos, contra da candidatura espanhola e portuguesa e 13 dos russos, que assim obtiveram amaioria absoluta.

14 votos

Na eleição para o Mundial de 2022, houve quatro rodadas. Na primeira, a Austrália foi eliminada, com apenas um voto. O Japão recebeu três, assim como os Estados Unidos, atrás de Coreia do Sul (quatro) e Catar (11). Na segunda, foi a vez de os japoneses receberem apenas dois votos e deixarem o pleito. O país asiático ficou atrás dos sul-coreanos e dos americanos, que tiveram cinco votos, e dos catarianos, com dez. A Coreia do Sul, com cinco votos, foi eliminada na terceira. Estados Unidos, com seis, e Catar, com 11, avançaram à fase final, em que os asiáticos venceram por 14 a 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário