sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Torcedores prestigiam o Troféu da Série C!!!

Disputada desde 1981, quando era chamada de Taça Bronze, a atual série C do Campeonato Brasileiro chega ao seu final amanhã, com a decisão entre ABC e Ituiutaba/MG. Para o torcedor que quer ver a taça antes da grande final, ela está sendo exposta em uma livraria de um grande shopping de Natal, até a tarde de hoje. Depois, o troféu segue para a Federação Norte-Riograndense de Futebol, onde fica até ser levada para o estádio Frasqueirão, amanhã, para ser entregue ao novo campeão brasileiro da série C.
Pela primeira vez, os dois times decidem uma competição de nível nacional e o vencedor, vai entrar de vez na história do futebol do país. Caso o adversário alvinegro consiga reverter a vantagem da equipe potiguar, será a segunda vez que um time de Minas Gerais fica com a taça. Aliás, o América/MG é o atual campeão, quando, ano passado, derrotou o ASA/AL, na grande final. O Rio Grande do Norte chegou perto de se sagrar campeão, com o América em 2005, quando ficou com o vice campeonato.

Apenas um time conquistou a série C por mais de uma vez. O Atlético/GO, que atualmente disputa a elite do futebol brasileiro, levantou a taça no ano de 1990 e em 2008. A única vez que a região Nordeste foi campeã da disputa, foi em 1997, com o Sampaio Corrêa/MA. “Trabalhamos o ano todo para chegar nesse momento. Sabemos que o Ituiutaba é um adversário muito difícil, que vai querer vencer o ABC para conquistar o título, mas, também queremos essa taça. Vamos fazer de tudo para que ela fique, em definitivo, aqui em Natal”, afirmou o volante Ricardo Oliveira, capitão alvinegro, que pode ser o encarregado de levantar o troféu, caso o ABC seja campeão.

Sem grandes conquistas de expressão nacional nos últimos anos, a região Norte aparece na frente da Nordeste, em títulos da série C conquistados. Dois para os times da região vizinha e apenas um para os clubes nordestinos.

O estado que tem mais campeões da série C é São Paulo, com sete conquistas. Somando as duas do Rio de Janeiro, uma com o Duque de Caxias e outra com o Olaria, que foi o primeiro campeão, em 1981 e o título do América/MG, ano passado, faz da região sudeste a maior vencedora, com 10 títulos brasileiros da Terceira Divisão. A região Centro Oeste, com o bi-campeonato do Atlético/GO e os títulos do Brasiliense (2002) e Vila Nova (1996), aparece em segundo no ranking. O Sul, com Avaí (SC), Malutron (PR) e Criciúma (SC), vem em terceiro, com os três títulos conquistados.

Se depender dos jogadores do ABC, a taça veio para ficar em Natal. “Nós, jogadores, não pensamos em outra coisa que não seja conquistar o título. Se a taça já chegou a Natal, temos que fazer por onde, dentro de campo, que ela permaneça aqui. Mas, sempre respeitando a equipe do Ituiutaba, que tem bons jogadores”, disse o atacante João Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário