quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CBFS padroniza regra de futsal do Arremesso de Meta com a Fifa!!!

A Fifa colocou em prática na sexta-feira (1º/7), uma mudança na Regra 16 (item nº 7 – Arremesso de Meta). A novidade já passa a valer de forma imediata nos certames organizados pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). O objetivo é padronizar as regras oficiais do futsal nacional com as da entidade internacional.
De acordo com Paraguassu Fisch, Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal, a padronização nas regras é o caminho correto para a evolução e divulgação da modalidade mundo a fora. Ainda para ele, a mudança na Regra 16 (item nº 7 – Arremesso de Meta) tem que ser comemorada.
“A alteração foi bem vista e aceita por todos. Já nos amistosos da seleção brasileira contra o Paraguai a regra foi padronizada com as normas da Fifa, mas não houve nenhum lance de fato. Em Palmas, onde a Confederação está realizando o Brasileiro de Seleções feminino sub 17, a mudança na regra do Arremesso de Meta também já está valendo e será assim nas próximas competições”, revelou Paraguassu, que é o representante da CBFS no campeonato que está sendo disputado na capital tocantinense.
A alteração também estará valendo na segunda fase da Liga Futsal deste ano, principal competição do salonismo nacional, que terá início na próxima segunda-feira (25/7). Grand Prix, Copa América, Mundial de Futsal Feminino e tantos outros campeonatos importantes neste segundo semestre serão disputados de acordo com a nova regra.
Com isso a CBFS passa a alterar a partir desta data, válido para todos os Certames Nacionais, a Regra 16 – Arremesso de Meta – ajustando as Regras Oficiais Nacional de Futsal com as Regras Oficiais da FIFA, facilitando assim as atividades de todos os atletas, técnicos, oficiais de arbitragem e imprensa, bem como o entendimento por parte da assistência (torcedores).
E a CBFS Informa que com a alteração, o item nº 7 da Regra 16 – Arremesso de Meta (página 66 do Livro Nacional de Regras de Futsal 2011) passa a ter a seguinte redação:
REDAÇÃO APROVADA
7 – Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de um companheiro de equipe, em sua meia quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário.
PUNIÇÃO (página 67)
c) Se o goleiro, após ter posto a bola em jogo a recebe de volta de um seu companheiro, toca ou controla a bola com as mãos, ou com os pés, em sua meia quadra, sem esta haver tocado em jogador adversário, sua equipe será punida com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada no local onde ocorreu a infração, salvo se ocorrido dentro de sua área penal, quando a bola será colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.
RECOMENDAÇÕES
a) Se após o arremesso de meta, a bola for devolvida ao goleiro, em sua meia quadra, sem que seja antes tocada por jogador adversário, os árbitros deverão penalizar com um tiro indireto.
COMENTÁRIO
No arremesso de meta o goleiro poderá receber a bola no ataque, sem antes a mesma tocar em jogador adversário.
Entenda a mudança
De agora em diante, no arremesso de meta, o goleiro poderá receber a bola na quadra de ataque, sem necessidade de a mesma tocar em algum jogador adversário. A alteração aprimora uma evolução adotada na temporada passada.
Fonte: cbfs

Nenhum comentário:

Postar um comentário