terça-feira, 10 de agosto de 2010

Rosalba tem 44,86%, Iberê 20,57% e Carlos 16,57%

A possibilidade das eleições para o governo do Rio Grande do Norte ser decidida já no primeiro turno, mas por um percentual mínimo de votos (0,01%), e o alto índice de eleitores que ainda admitem mudar o voto são as duas novas referências que a pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Certus agrega, neste momento, às analises sobre a campanha eleitoral no Estado. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) mantém a liderança das intenções de voto entre os potiguares, com 44,86%; o governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) está em segundo, com 20,57%; o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT) tem 16,57% e os demais candidatos somam 1,71%.

A Certus aplicou, no mesmo período, duas pesquisas distintas: uma com abrangência estadual e outra na capital potiguar (veja o quadro Dados Técnicos e texto complementar, nesta edição). A indefinição quanto à vitória de um dos candidatos, se no primeiro ou no segundo turno, só existe nas projeções que podem ser feitas a partir da margem de erros de 3% para mais ou para menos, analisadas pela Certus.

No total de votos válidos, todos os demais candidatos somam 38,85% das intenções de votos contra 44,86% obtidos pela senadora Rosalba Ciarlini. Levando-se em conta a margem de erro, os demais candidatos podem somar para mais até 41,85% e Rosalba recuar para 41,86% das intenções de votos, ultrapassando por bem pouco (0,01%) o percentual de 50% dos votos válidos.

“Os números ainda não configuram a confirmação de que haverá segundo turno nem nos autorizam a garantir que a eleição será decidida no primeiro”, analisa o diretor do instituto Certus, Mardone França. Para ele, “há uma incerteza” quanto ao resultado da votação do próximo dia 3 de outubro, demonstrada nos dados levantados pela pesquisa. “Certamente as próximas pesquisas da série nos darão um cenário melhor. A partir da segunda já teremos uma luz a respeito das tendências”, acredita Mardone França.

A outra possibilidade, sempre levando em conta a margem de erro de 3%, é dos demais candidatos somarem apenas 35,85% e a senadora do DEM chegar a 47,86%. Neste caso, a vitória da senadora também se dará no primeiro turno, mas com uma vantagem de quase 12% dos votos.

Ainda a respeito dos números, Mardone França considerou normal o índice “relativamente baixo” de indecisos (8,79%), mas lembrou que isso torna difícil uma mudança drástica do cenário, a não ser que surjam “fatos novos”. “Os três principais candidatos são muito conhecidos de todos os eleitores”, lembra Mardone.

Espontânea e mudanças

Os números da pesquisa espontânea (na qual os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor), com abrangência estadual, mostram Rosalba Ciarlini com 25,09%, e Iberê Ferreira com 12,72%. 3.67% dos entrevistados citaram outros nomes, 7,29% nenhum, 46,10% não sabem e 0,43% não respondeu.

Outra informação que chama a atenção é o percentual de eleitores que admitem a mudar de voto até o dia da eleição: 42,78%. “Faltando menos de dois meses para a votação, esse é um percentual alto e também um dado interessante para os candidatos que pretendem ganhar os votos desses eleitores claudicantes. Esse percentual aumenta ainda mais a importância da propaganda de rádio e televisão e da apresentação de propostas no horário gratuito”, alerta Mardone

A pesquisa TN/Certus registrou, ainda, 7,21% de entrevistados que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e 0,29% que preferiram não responder a pergunta sobre em que candidato votará para governador.

Dados técnicos

Na pesquisa de âmbito estadual (registro 21.038/2010 - TRE/RN) a Certus realizou 1.400 entrevistas domiciliares em municípios selecionados por todas as microrregiões administrativas do Rio Grande do Norte. A amostra está estratificada por sexo, idade, grau de instrução e renda, com margem de erro (para mais ou para menos) de 3.0% e intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas no período de 31/07 a 02 de agosto deste ano.

Na pesquisa de âmbito municipal (Natal), registrada sob nº 20.864/2010 – TRE/RN, foram realizadas 702 entrevistas domiciliares em áreas selecionadas nas quatros zonas administrativas, estratificadas por sexo, idade, grau de instrução e renda. A margem de erro é de 2,5% (para mais ou para menos) e o intervalo de confiança é de 95%. O período da coleta de dados foi de 31/07 a 02 de agosto.

Os relatórios completos das duas pesquisas estão disponíveis no site da TN online (www.tribunadonorte.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário