sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Críticas e farpas no primeiro debate do RN com os governadoráveis.

O primeiro debate do pleito 2010 no Rio Grande do Norte foi focado na crítica à atual administração e em embates diretos dos candidatos.

A temática da saúde preponderou. O candidato do PSOL, Sandro Pimentel, chegou a dizer que o atual governador, Iberê Ferreira, candidato a releeição pelo PSB, foi fazer o tratamento de saúde em São Paulo porque a saúde potiguar “vive em estado de putrefação”.

O candidato Roberto Ronconi (PTC) também lembrou o tratamento de saúde do governador e questinou sobre os projetos do peessebista para o Governo. Iberê Ferreira prometeu resolver os problemas de saúde com um “pacto com todos os municípios do Rio Grande do Norte”. “Vamos fortalecer as unidades de pronto atendimento e, com isso, vamos aliviar os hospitais para dar melhor atendimento de alta complexidade”, comentou. Roberto Ronconi revidou: “se o senhor foi vice-governador por que não resolveu o problema da saúde?”.

O governador Iberê Ferreira optou por defender a administração e assumiu todo o bônus de ter conquistado a Copa do Mundo de 2014 para Natal. Roberto Ronconi (PTC) pregou uma administração humanista.

O governadorável do PSOL criticou diretamente a candidata do DEM Rosalba Ciarlini, lembrando que ela, enquanto senadora, usou passagens aéreas do Congresso para viajar com a família.

Já os candidates do PDT, Carlos Eduardo, e Rosalba Ciarlini trocaram farpas diretas. O pedetista questionou a senadora do DEM o porquê do partido dela ter entrado com ação judicial contra o Prouni. Rosalba optou por defender a melhoria da educação e criticar os níveis de ensino no Rio Grande do Norte.

Carlos Eduardo comentou: “A senhora deveria ter dado essa opinião quando seu partido deu opino com seu partido quis derrubar o Prouni. Defender agora na campanha eleitoral eu não acredito (emRosalba Ciarlini)”. A candidata do DEM revidou: “Não estou na política para enganar, estou para fazer realização e fazer acontecer”.

O mundial de futebol exerceu destaque no debate. Nessa temática cada governadorável optou por uma estratégia diferente. A candidata Rosalba Ciarlini disse que um dos projetos é a implantação do Veículo Leve sobre Trilho, o chamado metrô de superfície. Carlos Eduardo optou por lembrar que o trabalho para Natal ser sede da Copa começou quando ele ainda era prefeito da capital potiguar. Já o candidato Roberto Ronconi frisou que é preciso priorizar a segurança para poder viabilizar o mundial. Sandro Pimentel optou por críticas a atual administração. “Para começar as obras da Copa optaram por derrubar uma creche, mostrando que não valorizam a educação”, comentou.

O governador Iberê Ferreira usou a estratégia de assumir a paternidade da Copa. “Nosso Governo ousou. Ninguém imaginava que Natal fosse sediar a Copa. Vamos trabalhar para qualificar a juventude, muitos empregos serão gerados. Vamos continuar o saneamento”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário